MCJ na África: amor sem fronteiras!

Créditos: Fanpage MCJ Luanda

No ano em que o Movimento de Casais Jovens (MCJ) completa 40 anos de fundação, a missão de evangelizar famílias alcançou literalmente o outro lado do mundo, chegando ao continente africano, em Luanda - Angola. O MCJ, que conta com 23 núcleos espalhados pelo Rio Grande do Sul e um na cidade de Curitiba, no Paraná, agora conta mais um núcleo, dessa vez em Luanda (Angola), na África. Trata-se do Núcleo São Baptista, com 40 casais.

Foi por meio das redes sociais, pela divulgação na Fanpage da #FamíliaMCJ, da campanha de fotos para os ECJs do Núcleo São Pedro do ano de 2014 que o casal Manuel e Francisca Modesto conheceu o MCJ. Segundo Manuel, ele e a esposa não cansavam de ver as fotos e ler os testemunhos que as famílias davam sobre o movimento. “Ficamos encantados, motivados e cheios de forças para começar a lançar a semente do MCJ na nossa Paróquia”, disse.

Hoje, o Frei Felisberto Quaresma acompanha o núcleo e eles se reúnem semanalmente, animam missas. O MCJ em Luanda já realizou seis Encontros de Casais Jovens (ECJs) e programam pelo menos mais 1 para este ano de 2015. O ardor evangelizador do casal Modesto quer ir adiante. “Quem sabe no futuro, com a providência de Deus, vamos incentivar a criação do MCJ no meu país, que é uma experiência que ainda não existe”, comenta. Para conseguir realizar o ECJ e organizar as reuniões semanais dos grupos de reflexão, o núcleo africano recebe orientações virtuais de casais gaúchos, pois são necessárias adaptações à realidade local.

O casal que coordena o Regional do MCJ, Estevão e Eliane Moura, não esconde a alegria de participar desta experiência. “Seguimos o conselho do Papa Francisco e saímos em missão”, salientam. Para Eliane e Estevão, a fundação do núcleo de Luanda vai ao encontro do ano da Família e do 8º Encontro Mundial das Famílias, cujo tema é “A nossa Missão é o Amor!”.

Autor: Sidnei e Karina (Conselho MCJ Regional 2014-2015)



← Voltar